Reitor recebe pesquisadora de Harvard para discutir parcerias em saúde pública

Profª. Márcia Castro, de Harvard, em reunião com Prof. Henry Campos e Profª. Márcia MachadoO Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (7), com a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, e a docente associada da Universidade de Harvard Márcia Castro, que apresentaram as parcerias resultantes do curso colaborativo entre as duas universidades, em janeiro deste ano, sobre saúde pública.

A Profª Márcia Castro informou ao Prof. Henry Campos que dois estudantes do mestrado em Saúde Global, da Universidade de Harvard, estão fazendo pesquisas no Ceará, tendo a UFC como suporte: Canice Ahearn está avaliando dados do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) e Benjamim MacCormack-Gelles faz um levantamento sobre os casos de dengue em Fortaleza nos últimos cinco anos. Os pesquisadores ficarão oito semanas no Brasil.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC.

A Profª Márcia Machado também citou a colaboração que existe entre a UFC e o Governo do Estado, por meio da instalação de unidades do NUTEP nos municípios do Interior. A meta é acompanhar as crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia.

A pesquisadora Márcia Castro publicou artigos recentes sobre a possibilidade de crianças nascerem sem diagnóstico de microcefalia, mas com distúrbios neurológicos ocasionados pelo zika vírus. Segundo a professora de Harvard, o impacto do vírus deve ser maior do que o número de casos oficialmente registrados.

Em janeiro, parceria entre a Universidade de Harvard e a UFC promoveu um curso colaborativo de saúde para 30 estudantes de pós-graduação, de estados do Brasil e da universidade americana. O curso reuniu pesquisadores da saúde para discutir ações de prevenção de doenças infectocontagiosas, como leishmaniose, tuberculose, AIDS e dengue.

Fonte: Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão – fone: 85 3366 7467, via portal da UFC