Professora de Harvard fará palestra na UFC sobre doenças causadas pelo Aedes aegypti

Data de publicação: 6 de julho de 2017. Categoria: Eventos, Notícias, UFC e Você contra o Mosquito
Marcia Castro, Professora da Harvard

A palestrante, Márcia Castro, é professora associada de Demografia do Departamento de Global Health and Population na Harvard School of Public Health (Foto: Divulgação/Prex)

“Desafios para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes” é o tema da palestra a ser proferida pela pesquisadora Márcia Castro, professora associada da Harvard School of Public Health, dos Estados Unidos, no próximo dia 12, às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (avenida da Universidade, 2853, no Benfica).

Em seguida, haverá um painel sobre as arboviroses e as estratégias que o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e a UFC têm adotado para combater o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O painel terá como moderador o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, e contará com as participações da palestrante; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; do coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, Caio Cavalcanti; e do biólogo e professor da UFC Luciano Pamplona.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, o projeto está inserido na série de ações que a Universidade vem desenvolvendo, primeiramente no âmbito da Instituição, como participante do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika proposto pelo Ministério da Educação (MEC), e depois como parceiro do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza nas iniciativas de combate ao mosquito e prevenção das arboviroses.

Nesta vinda a Fortaleza, a professora convidada de Harvard também dará início, com a Profª Márcia Machado e outros pesquisadores da UFC, a estudo voltado para a saúde mental das mães que contraíram zika na gravidez e tiveram bebês com microcefalia. Pesquisa vinculada vai averiguar também o tipo de alimentação e nutrição que essas crianças estão tendo.

O banner oficial da divulgação desse evento está a seguir.

Fonte: Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452, via portal da UFC.