Pró-Reitora de Extensão recebe título de Madrinha da Amamentação do Ceará

Homenagem à Profª. Márcia Machado - "Madrinha da Amamentação do Ceará"

Profª. Márcia recebe placa das mãos da Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana, e do Secretário Estadual de Saúde, Henrique Javi

A Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará, foi homenageada na manhã desta terça-feira (1º) durante o Seminário Estadual de Aleitamento Materno, por ter criado o primeiro banco de leite humano do Ceará, na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

A solenidade, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), contou com a presença do Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida.

A Profª Márcia recebeu o título de Madrinha da Amamentação do Ceará, honraria que lhe foi entregue pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite. Ao agradecer a homenagem, ela se disse feliz, grata e duplamente emocionada porque “há 28 anos nascia minha filha Camila Machado [presente à solenidade], com quem aprendi a vivência da amamentação”.

Na ocasião, a Profª Márcia afirmou ainda que na trajetória de sua vida profissional conseguiu fazer “muitas amigas do peito”, o que lhe dava a certeza de que, de uma forma simples e comprometida, pode-se “fazer algo pelo outro”.

Leia mais: MEAC promove Semana do Aleitamento Materno a partir desta terça-feira (2)

A Profª. Márcia Machado, além de atual Pró-reitora de Extensão, desenvolve diversos projetos de pesquisa nas áreas temáticas: Saúde da Mulher e da Criança; Enfermagem Pediátrica; Nutrição Infantil; Saúde Coletiva e Avaliação de Programas e Serviços em Atenção Básica de Saúde. Ela é Bacharel em Enfermagem pela UFC (1985), Especialista, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela UFC (1987, 1999 e 2006) e Pós-Doutora também em Saúde Pública na Harvard School of Public Health (2011).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938