Prex Responde

Imagem PREX Responde
1) Como formalizar junto a Prex o projeto de extensão? O sistema online já esta em funcionamento? Quais os documentos? Pode ser em qualquer momento ou em editais específicos?

Resposta: O sistema online está funcionando, e é necessário submeter o projeto/programa conforme informações dessa postagem.
Os projetos têm fluxo contínuo, mas para pleitear bolsistas é preciso atentar para o edital específico que é lançado anualmente nessa postagem: www.prex.ufc.br/bolsas-de-extensao/edital-e-documentos-vigentes

 
2) Existe a necessidade de tramitação do projeto dentro do Departamento/Instituto (colegiado/conselho/diretoria) ou pode ser encaminha diretamente pelo professor para Prex?

Resposta: Sim, é necessária essa tramitação. Vide a [ETAPA 7] da postagem Tutorial – Processos das Ações Extensionistas.

 
3) Como fica a questão de carga horária dos membros participantes do projeto (Prof. Coordenador/ Profs. Colaboradores)?

Resposta: A sugestão da Prex é que seja de quatro horas como coordenador do projeto. Para professor colaborador, fica a critério de cada projeto. O entendimento da Prex é que o máximo de horas dedicada à extensão seja de 16 horas.

 
4) Bolsas (remuneradas) para alunos? Ainda teremos diante desta crise? Quantas?

Resposta: De fato é um dado que não tem previsibilidade garantida. Porém, as ações extensionistas podem estimular o ingresso de voluntários para o andamento de suas atividades. Quanto a alunos voluntários, não há limite.

 
5) Recursos para atividades externas (materiais, transportes, diárias)?

Resposta: A Prex não dispõe de verbas, mas pode ajudar/orientar no encaminhamento de algumas soluções, como por exemplo transporte.

 
6) Qual a duração dos projetos? Quantas vezes podem ser renovados?

Resposta: Os projetos têm duração de um ano e podem ser renovados a cada ano. Importante atualizar o relatório anualmente, não simplesmente “copiando e colando” o conteúdo do relatório do ano anterior. Ele precisa ser renovado, caso contrário, entende-se que a ação foi cancelada. Vide a postagem: Renovação (das Ações Extensionistas).

 
7) Existe limite de participantes?

Resposta: Não há limites. Mas deve-se ter o bom senso de envolver um número de participantes compatível com as atividades a serem desenvolvidas.

 
8) Alunos podem cumprir regimes de estágio em projetos de extensão?

Resposta: Não. O estágio tem regulamentação específica. O aluno pode ser colaborador voluntário.

 
9) Os alunos recebem declaração da Prex por participação nos projetos? De que forma deve ser encaminhado o pedido?

Resposta: Recebem declaração. O coordenador do projeto deve informar à Prex os dados dos bolsistas voluntários. Mais informações sobre bolsas de extensão encontram-se nesse link.