Peconfarm realizou 13 cursos de capacitação no Ceará em 2018

Data de publicação: 24 de agosto de 2018. Categoria: Notícias, Notícias da Prex
Foto Peconfarm

Coordenador do Peconfarm, Gerson Pereira, ministrando uma capacitação. (Foto: divulgação)

Iniciado em 2014, o Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos em Serviços Farmacêuticos e Aplicação de Injetáveis (Peconfarm) tem realizado cursos de capacitação voltados para profissionais Farmacêuticos e estudante da graduação de Farmácia dos últimos semestres. O curso é ministrado em Fortaleza e em cidades do interior do Ceará, em uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE) e, neste ano, conta também com parceria do Conselho Federal de Farmácia.

Os cursos têm carga horária de 40h teórico-práticas e, ao final de cada edição, é articulada a prestação de serviços de saúde para a comunidade local. O conteúdo programático abrange todas as informações sobre os serviços farmacêuticos, desde a teorização findando com a prática e as principais vias de administração de medicamentos (vantagens e desvantagens), órgãos envolvidos nas vias de administração de injetáveis, noções de microbiologia e higiene pessoal, qual o material necessário para aplicação (tipos de seringas, escalas de graduação, agulhas, ampolas etc), aspectos legais, normatização das salas de aplicação de injetáveis, como montar uma sala de aplicação de injetáveis e/ou Serviços Farmacêuticos.

No ano corrente, Fortaleza e mais nove cidades do estado do Ceará receberam edições do Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos (Peconfarm), compondo no total 13 cursos. As ações públicas de saúde nas praças nos centros de cidades contaram com vacinação contra Varicela e Hepatite B, além de orientação farmacêutica.

Eis uma síntese da produção do Programa até a presente data:
• 10 cidades comtempladas com a realização das atividades do Projeto (Fortaleza, Barbalha, Batutité, Canindé, Crateús, .Itapipoca, Juazeiro do Norte, Russas, Sobral e Viçosa do Ceará);
• 426 farmacêuticos e estudantes do 9º e 10º semestre do curso de Farmácia concluíram os cursos (concludentes que vivem em mais de 100 cidades do estado do Ceará e estão presentes em todas as macroregiões do estado);
• 2.130 doses de vacina aplicadas (300 contra varicela e 1770 contra hepatite B);
• 350 orientações farmacêuticas; e
• 2556 pessoas foram diretamente atendidas nas treze etapas realizadas.

O treinamento dos farmacêuticos é muito voltado à prática e tem-se a média de 5 aplicações por participante durante o curso. Tendo em vista que os farmacêuticos participantes das etapas do programa atuam em farmácias comunitárias do Município de Fortaleza, estima-se que o público beneficiado (direto e indireto) pela iniciativa certamente ultrapassa 153.000 pessoas por ano.

A Pró-Reitoria de Extensão parabeniza o coordenador do programa, o Farmacêutico Gerson Pereira pelos esforços empreendidos em tão importante formação!

A seguir, registros das turmas passadas.