Trabalhos dos Encontros Universitários agora serão publicados em periódico científico

Logotipo dos Encontros Universitários da UFCA partir da edição 2016 dos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará, todos os trabalhos submetidos e aprovados serão publicados em periódico científico criado com esse objetivo. A iniciativa é do Departamento de Ciências da Informação (DCINF), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão da UFC. A publicação será digital e a intenção é disponibilizar os trabalhos no Portal de Periódicos da UFC já durante o evento, que ocorrerá de 23 a 25 de novembro.

O periódico, intitulado Encontros Universitários da UFC, será editado pelo Prof. Osvaldo de Souza, do DCINF, que também coordena o comitê executivo do Portal de Periódicos da Instituição. Segundo ele, essa era uma necessidade percebida por todos que prestigiam os Encontros. Com a publicação, os trabalhos poderão alcançar visibilidade para além das fronteiras do próprio Encontro, e serão, inclusive, indexados como comunicação científica.

Ele acrescenta que a publicação dos trabalhos passa a contar para o currículo de alunos e professores, melhorando os índices que colaboram para a concessão de mais verbas e bolsas para a Universidade. A ação vai contribuir ainda para aumentar a reputação dos grupos de pesquisa.

Os trabalhos classificados entre os melhores dos Encontros Universitários vão ser publicados em uma versão estendida, em número especial da Revista Extensão em Ação, dedicado aos Encontros.

ESTIMATIVA – Considerados o maior evento de divulgação científica e cultural do Estado, os Encontros Universitários da UFC do ano passado contaram com 4.060 trabalhos inscritos, em 13 áreas de estudo. A expectativa do Prof. Osvaldo de Souza é de aumento desse número neste ano.

Para viabilizar a publicação dos trabalhos no Portal durante o evento, o Prof. Osvaldo solicita aos coordenadores de áreas que liberem o mais rápido possível os trabalhos para a organização dos Encontros Universitários.

Informações mais específicas sobre o XXV Encontro de Extensão podem ser obtidas clicando-se nesse banner à direita.

Fonte: Prof. Osvaldo de Souza, do Departamento de Ciências da Informação – fone: 85 3366 7704 / e-mail: osvaldo@ufc.br, via portal da UFC