Em coautoria, Administrador da Prex lança livro sobre Gestão Governamental no Ceará

Em coautoria com o Economista José Nelson Bessa Maia, o Administrador e Economista Demartone Coelho Botelho – servidor lotado na Pró-reitoria de Extensão da UFC – lançará no dia 23 de junho de 2017, a partir das 19h, no Lounge da BSPAR Incorporações [Shopping Iguatemi – Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz, Fortaleza/CE], o livro Gestão Governamental no Ceará, 1979-2014 – da Crise de 1986 ao Ajuste Fiscal e Reforma do Estado.

Para efeito de planejamento do evento, solicita-se aos interessados em ir a gentileza de se inscreverem nesse formulário online.

Especialmente em épocas de crise financeira, o poder público tem como alvo a concretização de um ajuste fiscal que viabilize o crescimento sustentável. Nessa perspectiva, um resgate histórico se faz pertinente no estado do Ceará, a fim de se analisar possíveis aplicabilidades no contexto atual.

Essa obra de Demartone Botelho visa provocar reflexões e assim contribuir, com experiências e visões, para uma gestão efetiva na perspectiva econômica.

Demartone é cearense, mestre em Economia pela UFC (1995), bacharel em Ciências Econômicas (1991) e em Administração de Empresas (1984) – ambas pela UFC. Cursou especialização e estágio no hoje extinto Banco de Desenvolvimento do Ceará (Bandece). Na UFC, é Administrador concursado e pesquisador do Laboratório de Estudos do Semiárido (Labsar/UFC) desde 2014. É também representante da UFC no Grupo de Coordenação e Estatísticas Agrículoas (GCEA) do IBGE/CE desde 2007. Exerceu a função de assessor da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária entre 2002 a 2006 e de Assessor na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural de 1995 a 2002. Foi Chefe do Serviço de Controle de Obras da 4ª Diretoria Regional do extinto Departamento Nacional de obras e Saneamento-Dnocs (1986) e Auditor do Grupo Empresarial Edson Queiroz em Fortaleza (1985).

José Nelson Bessa Maia é também natural de Fortaleza e bacharel em Ciências Econômicas pela UFC. Cursou mestrado e doutorado na Unb – o primeiro em Economia e o segundo em Relações Internacionais. É economista do Distrito Federal (Corecon-DF) e tem especialização em Diagnóstico Macroeconômico pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi economista requisitado no Ipea (1987-1988) e na antiga Secretaria de Planejamento da Presidência da República (Seplan-PR, atual Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) no período de 1989 a 1990. Foi Coordenador de Assuntos Monetários e Financeiros Internacionais na área internacional do Ministério da Fazenda (2010-2015). É servidor de carreira (Auditor Federal de Finanças e Controle) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Fonte: Pró-reitoria de Extensão da UFC.