Visitas Registradas de Bolsistas e Voluntários às Ações Extensionistas da UFC

Os bolsistas extensionistas devem realizar, pelo menos, 2 (duas) visitas em outras ações extensionistas que atuem em cursos de graduação distintos ao seu. É uma prazeirosa obrigação prevista em edital.
Os voluntários das ações extensionistas também são convidados a realizar essas visitas, embora isso lhes seja facultativo.

O registro tem os seguintes trâmites:

ETAPA 1) Realizar o download da Ficha correspondente (clicar em uma das imagens a seguir):

Se a visita pretendida é no Projeto “Conhecendo a Extensão da UFC”, escolhe-se a ficha com a marcação amarela – essa acima à esquerda. Nesse caso, alguns campos já estão preenchidos para comodidade dos bolsitas/voluntários, pois se prevê que vários possivelmente escolherão esse projeto para uma das visitas registradas.
Se for qualquer outra ação, escolhe-se a ficha com a marcação azul – essa da direita.

Deve-se fazer o download da ficha adequada, incluir a identificação do cabeçalho, imprimí-la e levá-la para preenchimento dos campos específicos no dia da visita.

 
ETAPA 2) Realizar a visita – preenchendo os campos que ainda restam e, ao final, solicitar ao(à) Coordenador(a) da ação, ou ao(à) Representante do(a) mesmo(a), que assine a ficha confirmando a visita.

 
ETAPA 3) Preencher as respostas do formulário online:

Figura - Formulário Online do Registro de VISITA de BOLSISTA à Ação Extensionista da UFC

Obs.: É OBRIGATÓRIO o preenchimento desse formulário online, o qual demanda respotas mais aprofundadas sobre a experiência na ação que se visitou. Esse preenchimento será confirmado na ficha de registro – vide parte final desse documento – pelo(a) servidor(a) da PREX que a receberá impressa.

 

ETAPA 4) Levar a Ficha impressa para a Coordenadoria Setorial Prex relacionada à Ação Extensionista do(a) Bolsista/Voluntário(a).
Nessa ocasião, um(a) servidor(a) da Coordenadoria Setorial Prex conferirá se o formulário online do item anterior foi de fato preenchido pelo(a) bolsista/voluntário(a).

** OBS. 1: Para os bolsistas do interior, deve-se escanear a ficha assinada pelo(a) Coordenador(a) da ação e entregá-la, via e-mail, para o endereço eletrônico: intercampi@prex.ufc.br

OBS. 2: A visita só será registrada na Coordenadoria Setorial Prex DEPOIS QUE FOR CHECADO SE HOUVE O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ONLINE DA ETAPA 3 SUPRA.

PRAZO PARA A ENTREGA DAS FICHAS IMPRESSAS NAS COORDENADORIAS: até às 17 horas do dia 20 de dezembro de 2018.

 

DÚVIDAS QUE TÊM SURGIDO:

1) As atividades de formação UFC e Você contra o Mosquito [vide link] contam como visita?
Não.
 
2) As visitas podem ser em ações que têm relação com o meu curso de graduação?
Bem, é preciso cautela na escolha da ação. Ex.: se o curso do(a) bolsista/voluntário(a) é Odontologia, e ele(a) realiza uma visita ao Projeto Rondon (que lida com mais de um curso de graduação), por exemplo, o(a) bolsista deve escolher uma vertente de ação desse projeto que lide com outro curso que não seja o próprio. Se a visita se concentrar em uma atividade que se relaciona diretamente ao curso de graduação do(a) bolsista/voluntário(a), então essa visita NÃO conta.
O mais adequado é que se procure uma ação de uma outra área, como nos casos em que o(a) bolsista estuda na área da saúde e realiza uma visita na área de tecnologia ou de ciências sociais aplicadas, pois o objetivo maior dessa visita registrada é estimular a interdisciplinaridade dos conhecimentos.
 
3) Se eu desistir da minha bolsa de extensão, ainda assim preciso fazer as visitas?
Sim, pelo menos uma visita. E o(a) bolsista que lhe substituir deverá realizar as duas visitas requeridas.
 
4) Se eu perder a ficha que o(a) Coordenador(a)/Representante da ação assinou, como faço? Tenho que fazer outra visita?
Não, basta imprimir e preencher novamente a ficha que escolhida [Etapa 1 supra] e contactar o(a) Coordenador(a)/Representante da ação para assiná-la novamente.
 
5) Se eu participar de uma edição do Projeto Conhecendo a Extensão da UFC [fanpage], e se for uma visita a uma ação extensionista, posso considerar que contemplei 2 visitas ao mesmo tempo – ao Projeto Conhecendo a Extensão da UFC, em sua dinâmica de atuação, e à ação visitada?
Não. Cada edição do Projeto Conhecendo a Extensão da UFC é considerada como uma visita somente. Nessa situação, o bolsista pode escolher se completará a ficha acima relacionada a esse projeto, ou completará a ficha geral, relacionando-a à ação visitada.
 
6) Onde eu poderia consultar as informações sobre as ações extensionistas da UFC?
No site www.acoesextensionistas.ufc.br