Edital e Documentos Vigentes

1 – ORIENTAÇÃO GERAL

Inicialmente, é recomendada a leitura da postagem Diretrizes Gerais, na qual importantes esclarecimentos são prestados.

 

2 – EDITAL VIGENTE

Edital nº 11/2018 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2019].

O cronograma vigente foi divulgado nessa postagem.

Obs.: O edital do programa de bolsas de extensão visa selecionar as vagas de bolsistas para as ações. Os estudantes que preencherão essas vagas serão escolhidos posteriormente pelos seus respectivos Coordendores Extensionistas.

O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Dúvidas podem ser esclarecidas nas seguintes Coordenadorias:

COORDENADORIAS SETORIAIS DA PREX
Prédio da Pró-Reitoria de Extensão

Av. da Universidade, 2932

Coordenadoria de Extensão do
Campus do BENFICA
Telefones: (85) 3366-7456
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PICI
Telefone: (85) 3366-7461
Coordenadoria de Extensão do
Campus do PORANGABUÇU
Telefone: (85) 3366-7458
Coordenadoria de ARTICULAÇÃO INTERCAMPI
Telefone: (85) 3366-7453

 

3 – ITENS EXIGIDOS PARA SE CONCORRER A UMA BOLSA DE EXTENSÃO

1) O formulário EXTENSÃO: Formulário de solicitação de bolsa é oferecido dentro da plataforma SEI e deve ser preenchido, tanto para ações já cadastradas como para aquelas em processo de cadastramento.

2) Ter sido encaminhado à Prex o Formulário de Cadastramento de Ações Extensionistas dentro das formalidades previstas no link Cadastramento de Ações desse site.

3) Ter sido encaminhado à PREX o Relatório Anual de Atividades, caso seja uma ação já em andamento.
Esse relatório é uma prestação de contas às instâncias superiores do que efetivamente foi realizado na ação, e se o resultado almejado foi alcançado. É importante considerar que houve uma autorização prévia para que os integrantes da ação a executassem, liberando parte do tempo destes para essa atividade, e também, em caso de bolsas, houve recursos da União direcionados para a ação extensionista. Na hipótese da ação não acabar no final do ano, o(a) coordenador(a) deve fazer o relatório parcial neste período e depois quando a ação terminar, ele(a) faz o relatório final.

4) Ter sido apresentado um trabalho – na modalidade pôster ou oral – no Encontro de Extensão próximo anterior, em caso de ação extensionista já vigente na época.

*

4 – DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA OS ESTUDANTES QUE FOREM INGRESSAR NO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO

Após a ação extensionista ter sido contemplada com uma bolsa, o(a) Coordenador(a) Extensionista escolherá o(a) estudante que preencherá essa vaga, e este deverá apresentar os seguintes itens na respectiva Coordenadoria Setorial Prex (quadro descritivo acima):

» Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em algum curso de graduação da UFC, ou seja, não pode estar com a matrícula inativa, trancada ou irregular.
» Ser aluno(a) matriculado(a) do segundo até o penúltimo semestre de seu curso.
» Ter disponibilidade mínima de 12 (doze) horas semanais para o programa ou projeto.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE estar na condição de matrícula especial.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE estar em regime de internato.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE ter excedido o limite máximo de 1 (uma) reprovação durante os semestres letivos de 2018/2 e 2019/1.
» O(A) aluno(a) NÃO DEVE possuir no período de vigência da bolsa: qualquer tipo ou fonte de financiamento da UFC (outra bolsa), vínculo empregatício na UFC ou estágio não obrigatório.
» O(A) aluno(a) NÃO PODE ter sido contemplados(as) com bolsa na SecultArt/UFC referente ao mesmo programa ou projeto de extensão ativo na Prex.
» Em caso de candidato(a) que já tenha tido bolsa de extensão a partir de 2018, o(a) aluno(a) deve ter realizado as duas visitas registradas quando da vigência de seu primeiro período. Caso contrário, o(a) candidato(a) não poderá ser bolsista Prex em 2019.

ATENÇÃO
► Toda a documentação do(a) bolsista deve ser entregue no dia estipulado pela Prex. Em caso de documentação irregular, a bolsa não será implementada.
O(A) bolsista selecionado(a) que, durante a vigência da bolsa de extensão, deixar de atender algum dos critérios expostos acima deverá comunicar o fato IMEDIATAMENTE a(o) Coordenador(a) da ação em que atua sob pena de responder, junto à Procuradoria da UFC, por recebimento irregular de bolsa, com vistas a eventual ressarcimento. O(A) Coordenador(a) formalizará a desistência do(a) bolsista, via SEI, junto à coordenadoria setorial Prex.

[4.1] FORMULÁRIOS:
Cadastro de Bolsista

Termo de Compromisso (a ser disponibilizado posteriormente nesse endereço) – em 1 via já assinada pelo(a) Coordenador(a) do Programa/Projeto e pelo(a) próprio(a) estudante. Visando a sustentabilidade, estimula-se a impressão frente e verso. Caso solicitada pelo(a) bolsista, poderá ser providenciada uma fotocópia para o(a) mesmo(a) após a assinatura da Pró-reitora de Extensão.
OBS.: Quando houver substituição de bolsista, deve-se ajustar as cláusulas décima segunda e décima terceira quanto à vigência da bolsa e a data da assinatura.

Declaração de Disponibilidade do(a) Estudante (vale como Dec. Negativa de Bolsa)

Plano de Trabalho (consistente com o cronograma de atividades proposto para a ação cadastrada)

* Em caso de desistência do(a) Bolsista anterior:
O(A) bolsista desistente deve preencher e assinar esse termo e entregar uma via para o(a) Coordenador(a) Extensionista da ação em que atua.


[4.2] DOCUMENTOS:

♦ Cópia do RG
♦ Cópia do CPF
♦ Histórico Escolar atualizado – o que pode ser impresso via Sigaa.
♦ Comprovante bancário de conta corrente – pode ser de qualquer banco. O(A) estudante deve ser o(a) titular da conta, NÃO pode ser conta de terceiros ou ser conta poupança.

 

5 – SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA

No menu à esquerda clicar no item “Bolsas de Extensão” e, na tela à direita, clicar na opção “Substituição de Bolsista”.

 

6 – PROCEDIMENTO MENSAL PARA ENVIO DA FREQUÊNCIA DE TODOS OS BOLSISTAS

A partir de então, sendo aprovada a Bolsa para o(a) estudante, será de responsabilidade do(a) Coordenador(a) Extensionista enviar a Frequência Mensal para a Coordenadoria Setorial/Prex relacionada à sua ação, via SEI, conforme explicado nesse link.

 

7 – PLANILHA PARA CONTROLE DA FREQUÊNCIA DOS BOLSISTA

O formulário a seguir é SOMENTE UMA SUGESTÃO para uso no âmbito das ações extensionistas: Controle de Frequência de Bolsistas